Água, fonte da vida. Ajude a preservar

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore com distruição de mudas




Há 50 anos o IEF, para comemorar o Dia da Árvore, faz uma blitz em parceria com Policia Rodoviária, Policia Ambiental. Neste ano, a ANBV marca presença pela segunda vez, participando com distribuição de mudas de árvores.

Contribuíram com blitz a Sala Verde, Copasa e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Foram distribuídas 500 mudas de árvores dentre elas: Amora, Açaí, Jamelão, Ameixa, Ypê, Escumilha Africana, Azaleia, e outras.

“A manhã foi muito produtiva e o meio ambiente agradece”, afirmou Geraldo de Oliveira, Presidente da Anbv.

ANBV esteve presente no evento Minha Cidade Lê





O Presidente da ANBV, Geraldo de Oliveira, participou do evento, Minha Cidade Lê, realizado no último dia 17, pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, na Praça do Santuário. Todas as escolas  municipais estiveram envolvidas no projeto.

Além da leitura, houve um momento de conscientização ambiental, com distribuição de mudas de árvores como Ypê, Escumilha Africana, Amora, e outras para jardinagem.

“Foi uma bela manhã de sábado. Parabéns Divinópolis pela iniciativa”, declarou Geraldo.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ANBV também apóia essa ideia:

Teatro Itinerante “Cena Ambiental”

A Secretaria Municipal de Educação Divinópolis – SEMED através da Equipe da Sala Verde “Frei Paulino” e empresa KARINHO, receberam em Divinópolis  o “Teatro Cena Ambiental.”

A KARINHO e a Sala Verde Frei Paulino, em parceria com a Tetra Pak acreditam estar colaborando para que nossos estudantes formulem ações de cidadania com relação as embalagens de caixinha longa vida, que são diariamente depositadas no nosso aterro controlado e no meio ambiente. As embalagens recolhidas são transformadas em telhas, bolsas, cadernos, porta trecos  dentre  muitos outros objetos.

O teatro “Cena Ambiental,”  promovido pela TETRA PAK,  STR  e Ministério da Cultura,  como ação de educação ambiental tem como objetivo levar cultura, lazer e educação ambiental por meio do teatro de fantoches. Além disso, transmite dicas e ensinamentos simples que ajudam a conscientizar as crianças e seus familiares sobre a importância da coleta seletiva, reciclagem e preservação ambiental.

O Projeto de Responsabilidade Sócio-Ambiental “Mais Carinho” foi implantado em 2008, esse projeto assume importante papel de criar um ambiente em que jovens estudantes do ensino fundamental e educação infantil possam ter contato com informações sobre a minimização de um dos problemas que está se tornando crítico nos dias de hoje: o gerenciamento do resíduo sólido.

A cada dia o projeto conta com envolvimento maior da comunidade, Secretaria Municipal de Educação através da Sala Verde Frei Paulino, faculdades, escolas de ensino técnico, empresas da região, etc. Muitas instituições já foram beneficiadas com o projeto. Com a retirada deste resíduo do nosso lixão, esses alunos serão beneficiados através do projeto com palestras ligadas a questão ambiental, prática de separação das embalagens longa vida e recuperação de resíduos sólidos.

A partir da aprovação do cronograma firmado com a Karinho e instituições interessadas na implantação do mesmo, agendam palestras em busca da conscientização ambiental, apresentações de vídeos, aulas praticas de separação do material da caixinha longa vida, sempre buscando motivar os alunos a ações de cidadania e meio ambiente.

Nossa cidade está em processo de implantação da coleta seletiva em todos os bairros, por isso, temos o projeto apoio, a comunidade pode colaborar com o meio ambiente, doando suas embalagens para Ascad – Associação de Catadores de Divinópolis, contribuindo para o aumento da renda dos associados. As escolas particulares podem apadrinhar escolas carentes que também são beneficiadas com a ação, doando suas embalagens, em contra partida recebem palestras  sobre meio ambiente e processo de reciclagem.

As crianças têm um papel fundamental para a sociedade no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Desde cedo já são formadores de opinião e influenciam diretamente os pais sobre a importância da coleta seletiva dentro de casa, para fidelizar ainda mais essa parceria o Teatro Itinerante – Cena Ambiental, que esta rodando Brasil esteve  em Divinópolis nos dias 08/09/11 (quinta-feira) e 09/09/11 (sexta-feira), foram  disponibilizadas 150 vagas por unidade escolar (crianças de 4 a 12 anos).

Foram quatro apresentações, com 350 estudantes, professores e  comunidade do entorno,   atendendo  aproximadamente 3500 pessoas nos dois dias.

As inscrições foram feitas  através do telefone 3222 8222. Local: Parque Dr. Sebastião Gomes Guimarães – Parque da Ilha. Somente  participaram da apresentação as escolas devidamente inscritas na sala verde.
As escolas que participaram  do teatro, contribuíram com a  campanha do recolhimento da embalagem longa vida, entregando no  ponto de coleta do parque, as embalagens vazias.

“Toda indústria que trabalha de forma cuidadosa responsável é uma indústria verde. Porque equilibra desenvolvimento econômico com desenvolvimento ecológico. A soma dos dois significa Desenvolvimento Sustentável. Em outras palavras: o desenvolvimento que garante a sobrevivência de todos nós.” 





Visita do presidente da ANBV à Floresta Nacional de Carajás

O Presidente da ANBV, Geraldo de Oliveira, esteve na Floresta Nacional de Carajás.em agosto de 2011

A Floresta Nacional de Carajás

A Floresta Nacional de Carajás é uma área de conservação ambiental federal do Brasil localizada no sul estado do Pará. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e atualmente está concedida à empresa Vale S.A.. Tem pouco menos de 412 mil hectares, tendo sido criada pelo decreto 2.486 de 2 de fevereiro de 1998. Dentro da área protegida é permitida a exploração mineral.

A Floresta Nacional de Carajás limita-se, ao norte, com a Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado; a noroeste com a Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri e a oeste, com a Terra Indígena Cateté, onde vivem os índios Xikrin. A sudoeste é delimitada pelo Rio Itacaiúnas e Terra Indígena Cateté, ao sul, constitui fronteira seca com propriedades rurais particulares, a sudeste limita-se com o igarapé Sossego e demais propriedades particulares e a leste é limitada pelo Rio Parauapebas e propriedades particulares.

Fonte: Wikipédia








                                 Esta linda cachoeira está localizado na divisa de MG. com Goiás


                               Esta cachoeira está localizado na divisa de MG. com Goiás
Este Sr me acompanhou na visita ao Zool.

                                  

Cardume de Peixes Zoológico da Floresta