Água, fonte da vida. Ajude a preservar

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Água de Beber, Água de Benzer, Água de Banhar

Quando abrimos a torneira de manhã para lavar o rosto não imaginamos que esse gesto simples um dia pode não acontecer. Encontramos água tão facilmente que não passa em nossa cabeça que ela pode não mais existir.E isso é um fato que já aconteceu em lugares diversos.

No nordeste, é dado um valor muito grande para a água, especialmente no interior, onde quase não há nascentes. O recolhimento da mesma se dá através de cisternas onde se colocam calhas e canos no telhado das casas e os ligam à água. Nessas regiões temos um aproveitamento quase total da água da chuva. E é exatamente no nordeste que temos o projeto de transposição do Rio São Francisco, uma espécie de Rio Nilo do Nordeste, um tesouro para nós, brasileiro. Esse projeto é polêmico e está causando controvérsias. Neste caso, temos que ver para crer. E torcer, é lógico. Há estados em que temos uma grande quantidade de nascentes. Mas, nada se considerarmos 20 anos atrás.As populares “bicas”,que jorravam água direto das nascentes quase não existem mais.Algumas resistem pela insistência da preservação.O desmatamento para a agricultura e o gado,o uso de veneno nas plantações,a falta de saneamento básico,tudo isso destrói nossas fontes de água.

Em nossas cidades a destruição também é uma constante. Há uma ocupação desenfreada da área urbana. Nossos mananciais correm perigo. Represas (ANBV. e nossos Rios Itapecerica e rio Pará) estão lotadas de lixo e esgoto. Sem contar que não temos costume de economizar água. Tomamos banhos demorados, lavamos louça com a torneira aberta,escovamos os dentes , usamos água limpa para lavar quintais e calçadas...

Precisamos mudar nossos hábitos. Podemos conservar a água ,um de nossos bens comuns.É só cada um fazer a sua parte. E só depende de nós. Vamos conseguir!

Geraldo Presidente da ANBV

Água fonte da vida ajude á preservar. Se não preservarmos as nossas nascentes berços fecundos desta dádiva divina, se não ensinarmos nossos filhos a educar para este bem maior, o futuro do planeta será um só: A MORTE. Preserve a natureza, cuide da Água, viva melhor, respire e sinta o cheiro da vida. Bebam água que é vida.



Nota: O título do texto foi tirado da música "Alcohol", de Jorge Ben Jor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário