Água, fonte da vida. Ajude a preservar

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ricardo Rocha utiliza Tribuna Livre da Câmara para falar sobre o Dia Mundial da Água



No Dia Mundial da Água o ambientalista Ricardo Rocha utilizou a Tribuna Livre da Câmara para apresentar dados sobre o consumo da água e solicitou um consumo racional do bem.

Segundo o tribuno, uma torneira pingando em um ano está sendo desperdiçando 11.200 litros d’água. Para lavar a calçada com a mangueira por 15 minutos estará sendo consumindo 250 litros d’água. "Se gastarmos mais de 200 litros de água/dia, além de estarmos jogando dinheiro fora está sendo desperdiçados nossos recursos hídricos. Precisamos fazer o uso racional da água".

Confira o seu pronunciamento na íntegra:

Cuidar da água é cuidar da vida.

Hoje comemoramos o Dia Internacional da Água e estou feliz em ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Divinópolis, para comemoramos juntos essa data.
Vou aproveitar o uso dessa tribuna para apresentar alguns dados porque devemos fazer o uso racional da água e também que cuidar da água é cuidar da vida; é um dever da sociedade. 

Por exemplo:
Se deixarmos uma torneira pingando ao cabo de um ano está sendo desperdiçando 11.200 litros d’água. Se usarmos por 15 minutos uma mangueira para lavarmos a calçada estará sendo consumindo 250 litros d’água, o que significa que estamos fazendo o uso indiscriminado da água. Se gastarmos mais de 200 litros de água/dia, além de estarmos jogando dinheiro fora está sendo desperdiçados nossos recursos hídricos. Se tomarmos um banho no máximo de 15 minutos podemos ficar com a consciência limpa e ficarmos limpo.

Como todos sabem a quantidade de água existente na terra não se altera, mas o volume de água potável está sendo perdido graças à poluição e contaminação provada por nos mesmos. Estudos recentes realizados mostram que mais de 38.000 crianças menores de 5 anos morrem por semana no mundo pelo uso de água imprópria ao consumo contaminadas por bactérias com escheriquia coli, salmonelas, shistosomose, cólera, hepatite A.

Precisamos fazer o uso racional da água.

E mais ainda proteger nossas nascentes. Assim como nascemos das entranhas de uma mulher, das entranhas da terra surge água como fonte de vida, criando e recriando a vida por onde passa.

Hoje já se calcula o consumo dos recursos hídricos utilizados na produção industrial e agrícola através de um conceito chamado Água Virtual, que analisa com mais precisão o impacto ambiental de cada produto em sua cadeia de produção.

Já imaginaram o quanto foi consumido de Água Virtual para
tomarmos uma xícara de café de 100ml? Foram consumidos na sua cadeia de produção em média 140 litros.

Para que você possa vestir uma calça jeans são consumidos na sua cadeia de produção 10.000 litros de água virtual. Quando vocês forem às compras lembrem-se desses números:

Para um quilo de carne bovina são gastos em média 15.000 litros. Carne suína; 6.000litros; carne de frango; 4.000 litros
Um quilo de banana; 500litros. Laranja 350 litros
Tomate 190 litros. Batata; 120 litros de água virtual.

No setor agrícola o Brasil hoje é o maior exportador de água virtual do mundo graças sua produção principalmente da soja.

Já imaginaram quantos milhões de m3/ano de água virtual Divinópolis importa, transforma e consume para manter seu crescimento econômico?

Hoje, 22 de março dia mundial da água, faço um apelo à população de Divinópolis para preservar nossas nascentes, todas as nascentes da bacia hidrográfica do Rio Itapecerica, pois a vida de cada um de nos depende de suas águas.

Assim como a água é capaz de regular a temperatura de nosso corpo, ela também é responsável para regular a temperatura do planeta.
Cumpre, portanto, que nos preocupemos com as degradações ambientais. Com os fatores que desencadeiam o Aquecimento Global que nos últimos anos tem interferido muito no ciclo das águas.

O regime das chuvas está sofrendo as conseqüências do calor que causam a evaporação rápida das águas dos oceanos, produzindo nuvens cada vez mais carregadas de eletricidade provocando tempestades seguidas de ventos fortes e relâmpagos, causando enchentes deixando um rastro de destruição e morte em todas as partes que acontecem este fenômeno. 

Além do mais, estas águas voltam para os oceanos com a mesma velocidade que de lá vieram.

Em outras partes do mundo é a seca que assola regiões inteiras.

A ONU estabeleceu que esse ano de 2011 como Ano Internacional das Florestas. Porque é sabido que a desertificação avança pelo planeta, tornando-se áridas e improdutivas várias regiões da terra o que já tem levado a miséria, a fome e a sede a populações inteiras e pior ainda será, a pressão demográfica provocadas pelos retirantes dessas áreas que podem causar transtornos de conseqüências imprevisíveis para os países vizinhos e também para o Brasil pelo seu potencial hidrográfico.

Estima-se que em 20 anos 48 países deveram enfrentar problemas pela escassez de água e afetará uma população de mais de 2.5 bilhões de habitantes.

Muitos de nos passamos a dar valor a alguma coisa só depois que a perdemos. Espero que com a água seja diferente.

Precisamos nos colocar do lugar daqueles, que já estão tão longe da água sofrendo com sua falta. Vocês já devem ter percebido que trato a água igual a um ser vivo, como uma espécie de ente querido, que não consigo viver sem ela, que faz parte de mais 70% do meu corpo, mas é a partir de nossos
pequenos gestos do dia a dia que podemos viver em harmonia com a água, sem poluí-la com detergentes, com chorumes que escorrem dos lixões e aterros sanitários, sem envenená-la com agrotóxicos, protegendo as matas ciliares de pequenos riachos e de rios, cuidando das nascentes d’água.

Quero fazer aqui dois depoimentos que muito me entristeceram.

Ao visitar uma cidade ao passar por uma ponte vi uma placa bem grande escrito “O Rio Pedi Socorro”. Parei pra ver, na realidade ali não estava um rio, mas uma imensa e caudalosa rede de esgoto correndo a céu aberto.
Em outro local um pescador ancorando sua canoa me disse:
Meu senhor os peixes estão escassos e o rio aqui agoniza no seu leito de morte.

Na década de 60 muitos ambientalistas foram até perseguidos por criticarem o uso de pesticidas como milagre da ciência para salvar as lavouras, ainda bem que os tempos mudaram. Hoje os setores produtivos, o poder econômico, os governantes, cientistas, organizações e a sociedade como um todo apesar de certas dificuldades estão falando a mesma língua em busca do Desenvolvimento Sustentável

No dia 25 desse mês a ONG Mata Atlântica, junto com o Programa de Ciência Ambiental e o Instituto de Geociência da
USP promove um Seminário com o Titulo “Cuidar da água é um desafio para a sociedade”. Hoje estamos aqui na Tribuna da Câmara Municipal de Divinópolis abrindo espaço para conscientizarmos que Cuidar da água é cuidar da vida.
Vou ser bem incisivo no final de minhas palavras, como fiz no meu livro Um Ponto no Infinito quando escrevi: O homem depedra a natureza como um inquilino irresponsável que além de não o pagar o aluguel destrói o imóvel. Quer queira ou não teremos de mudar nosso estilo de vida se quisermos continuar morando no planeta terra.

Ao finalizar peço aos nobres vereadores, que todo projeto urbanístico, e de crescimento econômico de Divinópolis fossem aprovados em observância aos critérios do Desenvolvimento Sustentável de nossa querida cidade.

Quero convidar a todos que me ouvem para apoiarem as iniciativas da ANBV (Associação Nascentes Bela Vista) criada em 02 de março desse ano, para juntos prestarmos relevantes serviços a nossa população.


Obrigado.
Ricardo Rocha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário