Água, fonte da vida. Ajude a preservar

segunda-feira, 26 de março de 2012

VI Corrida das Nascentes atrai dezenas de atletas


 

Moradores do Bairro Bela Vista, atletas, pessoas interessadas em esporte, autoridades municipais estiveram presentes na largada da VI edição da Corrida em Defesa das Nascentes na manhã de domingo, 18 de março. A competição é realizada e organizada por Geraldo de Oliveira, presidente da Associação Nascentes Bela Vista, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer apoiou a realização oferecendo troféus, medalhas e toda a infraestrutura para realização da prova.

O primeiro lugar da categoria masculino ficou com Ronaldo de Medeiros, de São Gonçalo do Pará, o segundo lugar com Rogério de Oliveira Martins de Contagem, o 3º lugar com Edmar Antônio de Faria de São Gonçalo do Pará, o 4º lugar com Lucas Francisco Mariano da Acord de Divinópolis, o 5º Marco Antônio da Silva de São Gonçalo do Pará. 

Na categoria feminino venceu a prova Jéssica Pires Martins de Contagem, em segundo ficou Elza Maria Mendonça, de Divinópolis, em terceiro ficou Jaqueline Fátima Morais da Acord, em quarto ficou Agda Gontijo de Divinópolis e em quinto ficou Vanderli Terezinha Tavares Campos, também de Divinópolis.

O Prefeito Vladimir Azevedo esteve presente no evento, dando a largada. Além do Prefeito, participaram o Secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte; o Deputado Estadual Fabiano Tolentino; o Vereador Geraldinho da Saúde; a Vereadora Heloisa Cerri e o representante do Deputado Federal Domingos Sávio, o assessor de gabinete Geraldo Magela.

Segundo Geraldo de Oliveira, idealizador da Corrida, o evento tem por objetivo informar as pessoas sobre o uso consciente dos recursos hídricos, além da preservação e conservação da nascente do bairro Bela Vista. “A água é vida e estamos com a corrida, promovendo a conscientização das pessoas para a conservação das nossas nascentes. Agradeço ao Prefeito Vladimir por ter mais uma vez, nos apoiado na realização da competição”, comemorou o organizador.

Para o Vladimir Azevedo, o organizador da Corrida é um agente de transformação e uma pessoa abnegada, que através do esporte tem conseguido conscientizar a comunidade local dessa importante causa que é a preservação e a conservação das águas.

Confira matéria produzida pela Tv Candidés na cobertura do evento

terça-feira, 6 de março de 2012

Código Florestal: data da votação será Hoje


Marco Maia, deputado do PT-RS, presidente da mesa diretora que confirmará se a votação do Código Florestal será nessa terça, mesmo sem a apresentação - até a noite dessa segunda - do relatório do relator Paulo Piau.
A Câmara se prepara para votar nessa terça a mais importante lei de proteção de florestas no Brasil: o Código Florestal. Amanhã (06/3), às 10hs, haverá a reunião do colégio de líderes para confirmar a votação. O projeto será votado em sessão extraordinária, o que significa que passará à frente de outros projetos na ordem de votação. Isso tudo, sem que o texto final do relator Paulo Piau tenha sido apresentado para apreciação dos deputados. Até às 18h30, hora de fechamento dessa nota, o relatório não foi entregue.

O líder da bancada do Partido Verde na Câmara, deputado Sarney Filho (PV-MA) questionou a decisão da mesa diretora da casa. Segundo Sarney Filho, de acordo com a regra vigente, só medidas provisórias podem ser votadas em sessão extraordinária, furando a fila de outras projetos à frente na pauta do Congresso. Senão, no jargão dos congressistas, a pauta fica trancada até que essas votações marcadas anteriormente aconteçam.

O Código Florestal não é medida provisória e, logo, não pode ser votado em sessão extraordinária, argumenta Sarney Filho. Até porque, a pauta da Câmara está trancada com seis medidas provisórias, o que significa que precisam ser votadas para que a pauta do plenário seja liberada para novas deliberações.

Ano passado, o PSOL conseguiu adiar em um dia a votação do substitutivo do Senado por causa do regimento interno. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apontou o erro da Mesa do Senado, que não leu no começo da sessão o requerimento de urgência, que deve ser lido com pelo menos um dia de antecedência, como determinam as regras do Congresso.

Hoje, em entrevista à rádio CBN, Paulo Piau disse que, apesar dos ajustes que ele está propondo, a maior parte do texto mantêm o texto do substutivo do Senado, inclusive a polêmica em torno do perdão das multas anteriores a julho de 2008. O relator não considera que o perdão às multas seja uma anistia, como afirmam os ambientalistas.

A Folha de S. Paulo de hoje mostrou números das multas milionárias que serão anistiadas caso o texto do Senado seja aprovado. Ele prevê o perdão a multas anteriores a julho de 2008. Segundo o jornal paulista, a regra cancelará R$ 492 milhões em multas, levando-se em conta apenas os maiores desmatadores.

Poderá ser perdoado, por exemplo, o ex-deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO), que foi multado pelo Ibama em R$ 2,4 milhões por danos ambientais numa área de 1.600 hectares.