Água, fonte da vida. Ajude a preservar

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mutirão recolhe lixo em área próxima a Nascente Bela Vista

Voluntários da Associação Nascentes Bela Vista – ANBV, do grupo Escalada Divinópolis, da Defesa Civil e da comunidade local reuniram-se no último domingo, dia 23, para um muitirão de limpeza da área próximo à nascente do Bairro Bela Vista.

O objetivo era recolher o maior número de lixo existente na mata onde ficam localizadas algumas nascentes que abastescem o Rio Itapecerica. Sacos plásticos, entulho, garrafas pet e pneus foram retirados, acabando com focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da denque, além de colaborar com a preservação das nascentes.

Houve também o plantio de 20 mudas de árvores. O mutirão foi trabalhoso, mas compensativo. Cerca de 20 pessoas compareceram, um número bom, para a primeira ação da ANBV. Aproveitamos o período chuvoso para plantio das mudas que foram doadas pelo IEF, colaborando com a revitalização e preservação da mata”, comemora o Presidente da Associação, Geraldo de Oliveira. 

De acordo com Geraldo, das 20 mudas, 10 são frutíferas e foram plantadas dentro da mata, o restante são de palmeira imperial, plantadas para proteção das nascentes.
A Vigilança Sanitária disponibilizou 300 sacos plásticos de 100 litros para recolher o lixo. A padaria Mesquita doou o lanche para os voluntários que participaram do evento. Os produtos não consumidos (pães e salsichas) foram doados à Casa de Amparo São Francisco de Assis, no Bairro Realengo. 

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Pedro Coelho também colaborou com o movimento.

O lixo retirado da mata será recolhido pela empresa Via Solo.

Estamos preparando o local para se tornar um parque ecológico e para a 5ª Corrida em Defesa das Nascentes, que acontecerá no dia 20 de março, Dia Mundial da Água”, conclui Geraldo.


 


Um comentário: